quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Fontes tipográficas

As fontes tipográficas, podem também ser conhecidas por fontes ou tipos. São padrões, variedades ou coleções de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo). Assim, dizemos fonte Arial, fonte Baskerville, fonte negrita, fonte itálica.
A expressão fonte tipográfica é eventualmente usada como sinónimo de família tipográfica. A família tipográfica, porém, é geralmente descrita como um conjunto de variações de determinada fonte.


Existem 2 tipos de fontes tipográficas. As fontes bitmapped são guardadas com uma matriz de pixeis, perdem qualidade ao serem ampliadas. Se uma impressora não suportar fontes bitmapped, não pode imprimi-las.
As fontes escaladas são definidas através de vetores, matematicamente. Nunca perdem definição ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato natico do PostScript.


Para exemplo de uma fonte bitmapped, a fonte Courier que é uma fonte tipográfica monoespaçada, de serifa egípcia , projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever. Esta tipografia foi projetada por Howard "Bud" Kettler em 1955. Tem como variantes a Courier New e Courier Standard.


Para exemplo de uma fonte escalada temos as fontes TrueType. Estas fontes foram desenvolvidas pela Apple no fim da década de 1980 como competição das fontes Type1 da Adobe em PostScript. O principal poder da TrueType era originalmente oferecer aos criadores de fontes um nivel mais alto de controlo sobre precisamente de como as suas fontes seriam exibidas, até ao nivel do pixel, em várias alturas de fontes.












Sem comentários:

Enviar um comentário