quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Compressão e formatos de imagem

A compressão de imagens é a aplicação de compressão de dados em imagens digitais. O objetivo é reduzir a redundância dos dados, de forma a armazenar ou transmitir esses mesmo dados de forma eficiente. O tipo de compressão pode ser com ou sem perda de dados.
A compressão sem perda de dados é normalmente aplicada em imagens em que a qualidade e a fidelidade são importantes. São exemplos deste tipo de compressão formatos PNG e TIFF.
A compressão com perda de dados é utilizada nos casos em que a portabilidade e a redução da imagem são mais importantes que a qualidade. O formato JPEG e o formato GIF usam este tipo de compressão.


Há dois tipos de formatos de imagem. O formato de ficheiro de imagem Bitmap e o formato de ficheiro de imagem vetorial.
Dos formatos bitmap temos:

=> O formato BMP, desenvolvido conjuntamente pela Microsoft e pela IBM e foi estudado de maneira a obter um bitmap independente de periférico de fixação. Este ficheiro armazena os pixeis sobre a forma de quadro de pontos e gera as cores, quer em cor verdadeira, quer graças a uma paleta indexada.

=> O formato GIF é um formato de imagem bitmap muito usado na Internet, quer para imagens fixas, quer para animações. Este formato foi introduzido em 1987, pela CompuServe afim de fornecer um formato de imagem a cores para as suas áreas de descarga de ficheiros, em substituição do formato RLE  que era apenas a preto e branco.

=> O formato JPEG é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que nos permite escolher o tamanho de armazenamento e o seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente obtém-se uma compressão pouco perceptível na perda de qualidade da imagem.

=> O formato PDF é um formato de arquivo desenvolvido, pela Adobe Systems, em 1993, para representar documentos de maneira independente da aplicação, do hardware e do sistema operativo usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráfico e imagens num formato independente de dispositivo  de resolução.

=> O formato PNG é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996, como substituto para o formato GIF, devido ao facto deste ultimo incluir algoritmos patenteados. Este formato permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel adequando-se a qualquer fundo de site ou apresentação, algo que não se consegue com os outros mais populares.

=> O formato TIFF é um formato de arquivo bitmap, para imagens digitais. É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagens tais como: Photoshop e scanners e também muito utilizada para o intercâmbio entre as diversas plataformas. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos com elevada definição de cores.


Dos formatos vetoriais temos:

=> O formato mais importante que é o CDR, arquivo nativo do CorelDraw. Suporta vetores, texto, e imagens bitmap. São utilizadas fórmulas matemáticas que permitem aumentar ou diminuir a imagem, sem que a qualidade desta seja alterada.




Webgrafia:
http://bit.ly/2fYlpr7
www.infowester.com\imagens.php

Sem comentários:

Enviar um comentário