Para isto são também utilizados pixeis, que são os menores elementos num dispositivo de exibição (exemplo: monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor.
A resolução de uma imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem apresenta. Quando a contagem de pixeis é referida como resolução, convenção é descrever a resolução em pixeis como o conjunto de 2 números positivos inteiros, em que o primeiro é a quantidade de colunas (largura) de pixeis, e o segundo é o número de linhas (altura) de pixeis.
A profundidade de cor descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap, podendo ser representado por bits por pixel (bpp)
O tamanho de uma imagem difere quanto à sua resolução, e consecutivamente, ao número de pixeis que nela existem.

Os vários modelos de cor que existem são: RGB, CMYK, HSV, YUV
O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Este modelo permite exibir imagens de cor em monitores. Neste modelo, como ele é um modelo de cores aditivo, a cor branca é a representação simultânea das três cores primárias, enquanto que a cor preta é a ausência de cor. Pode ser representado por valores decimais, inteiros, hexadecimais e percentuais. Este modelo utiliza muito os pixeis.
O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. As cores primárias deste modelo são as cores secundárias do modelo RGB e vice-versa.
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máxima. A Saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade. O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor. É utilizado do ponto de vista artístico.
O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - Y). Este modelo permite uma boa compressão de dados tornando o tamanho da imagem mais pequeno. É também adequado para sinais de vídeo e televisões a cor.
Webgrafia:
http://bit.ly/2fQFZJX
http://bit.ly/2fBzhXC
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http://bit.ly/2fZLOY3
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