terça-feira, 15 de novembro de 2016

Modelos de cor

Existem vários modelos de cor. Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor. Quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor.
Para isto são também utilizados pixeis, que são os menores elementos num dispositivo de exibição (exemplo: monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor.
A resolução de uma imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem apresenta. Quando a contagem de pixeis é referida como resolução, convenção é descrever a resolução em pixeis como o conjunto de 2 números positivos inteiros, em que o primeiro é a quantidade de colunas (largura) de pixeis, e o segundo é o número de linhas (altura) de pixeis.
A profundidade de cor descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap, podendo ser representado por bits por pixel (bpp)
O tamanho de uma imagem difere quanto à sua resolução, e consecutivamente, ao número de pixeis que nela existem.

Os vários modelos de cor que existem são: RGB, CMYK, HSV, YUV

O modelo RGB é um modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). Este modelo permite exibir imagens de cor em monitores. Neste modelo, como ele é um modelo de cores aditivo, a cor branca é a representação simultânea das três cores primárias, enquanto que a cor preta é a ausência de cor. Pode ser representado por valores decimais, inteiros, hexadecimais e percentuais. Este modelo utiliza muito os pixeis.

O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta (black). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias de impressão ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow).A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores. As cores primárias deste modelo são as cores secundárias do modelo RGB e vice-versa.

O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máxima. A Saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade. O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor. É utilizado do ponto de vista artístico.

O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue - Y e V= red - Y). Este modelo permite uma boa compressão de dados tornando o tamanho da imagem mais pequeno. É também adequado para sinais de vídeo e televisões a cor.


Webgrafia:
http://bit.ly/2fQFZJX

http://bit.ly/2fBzhXC
https://blog.fotolia.com/br/files/2015/03/1-rgb.jpg
http://silveiro.com/images/cmyk1.gif
http://bit.ly/2fZLOY3

http://bit.ly/2fzfpGQ

Sem comentários:

Enviar um comentário